quarta-feira, 1 de junho de 2011

Peace in Nature

Olá, galera! Tudo bem? Viemos aqui para tratar de um assunto bem sério. O Mundo. Já pararam para pensar o quanto nós consumimos de lixo por dia e por habitante? Pois eu tenho a resposta: 1,152 quilos de lixo por dia e por habitante. Gente, se multiplicarmos isso por cada habitante na Terra vai dar um número absurdo!
É por isso que eu e minha melhor amiga, decidimos criar esse Blog. Eu, Ana Clara, e Bruna, minha melhor amiga, moramos no Rio de Janeiro e vivenciamos todo dia esse desastre! É lixo nos rios (detalhe: numa época o  Rio Maracanã era limpo e agora, é imundo!), é lixo nas calçadas, é lixo nos asfaltos, enfim, é lixo em qualquer lugar do mundo! Precisamos combater isso! E um dos métodos é a reciclagem que diminui muito mais a quantidade de lixo. Vamos saber um pouco mais sobre ela.
A Reciclagem

"Reciclagem é o reaproveitamento de certos materiais do lixo: papéis, latas, vidros, plásticos. O papel, por exemplo, pode ser usado na produção de jornal, embalagens, etc. Para entendermos a importância da reciclagem, preste atenção nos seguintes números:
  • A quantidade de papel que uma pessoa de um país desenvolvido joga fora por ano equivale à quantidade produzida por duas árvores derrubadas - lembre-se de que o papel é fabricado principalmente com a celulose extraída de árvores.
  • O papel e o papelão são os materiais mais coletados e reciclados, graças aos catadores de papel. O Brasil é o campeão em reciclagem nesse item: 71% do papelão é reciclado.
  • Cada tonelada de papel reciclado equivale a cerca de 20 árvores que deixaram de ser derrubadas.
  • O processo de reciclagem do papel gasta menos energia do que a produção de papel com a celulose das árvores.
Em cada reciclagem o papel perde celulose, que precisa ser reposta em certa quantidade (e, nesse caso, é obtida das plantas). Mesmo assim, o processo como um todo poupa árvores e também energia.
Da mesma forma, ao reciclar alumínio e vidro, diminuímos o consumo de minérios e economizamos energia. O Brasil ocupa o primeiro lugar em reciclagem de alumínio: cerca de 85% das latas de alumínio bebidas são recicladas.
A produção de vidro reciclado economiza 75% de energia em relação à produção de vidro não-reciclado, enquanto a produção de metal reciclado economiza 85% de energia.
A reciclagem oferece outras vantagens:
  • Evita a poluição do solo e da água com produtos tóxicos. As lâmpadas fluorescentes, por exemplo, contêm mercúrio. Se elas são jogadas em lixões, o mercúrio pode penetrar no solo e contaminar fontes de água, podendo causar danos à saúde. 
  • Diminui o volume do lixo que vai para aterros sanitários e lixões. Isso é muito bom, porque nas cidades há cada vez menos espaços livres. Os lixões e aterros já instalados estão ficando sobrecarregados, o que aumenta o risco de poluição do ambiente e de contaminação das pessoas.
  • Gera trabalho ou emprego para muita gente, nas usinas de reciclagem, na coleta de materiais, etc.
Os materiais reciclados podem ser divididos em:
  • papéis - jornais, revistas, embalegens, envelopes, papelão, etc.; não podem ser reciclados certos tipos de papel, como o faz, papel-carbono e papel plastificado, ou papéis sujos, como papel higiênico e guardanapos engordurados.
  • plásticos - devem ser separados nas usinas de reciclagem, pis nem todos sãoi recicláveis; embalagens recicláveis geralmente trazem o símbolo da reciclagem no fundo. Veja na figura ao lado. 
  • metais - latas de alimentos e de bebidas, fios de cobre, arames, peças de automóveis, etc. 
  • vidros - copos, frascos, embalagens, garrafas e outras peças, exceto vidros de janelas e lâmpadas. 
Produtos químicos, materiais contaminados, pilhas, tintas, insenticidas, chapas fotográficas, lâmpadas, pneus, etc. podem ser reciclados, mas precisam de coleta e tratamento especializados.
[...]
Finalmente, é importante estarmos conscientes de que a reciclagem não é suficiente para resolver o problema do lixo: é preciso também reduzir o consumo e o desperdício." Texto retirado do livro " Ciências - O Planeta Terra de Fernando Gewandsznajder -  editora ática".
Então pessoal, vamos pensar no que ainda podemos fazer para combater essa "praga que nos persegue"! Se todos fizerem um pouquinho, tenho certeza que conseguimos melhorar a vida no planeta! Por isso, divulgue nossa campanha na sua rua, no seu bairro. É simples: é só pedir para seus amigos entrarem no Blog e terem uma ideia de como reciclar objetos que não são mais usados por eles.
Veja agora alguns vídeos sobre a reciclagem e sobre o planeta também.


(Neste vídeo tem alguns erros de português, mas nada que não dê para entender...)



Nem precisamos ver vídeos para saber que reciclar faz "bem" ao planeta! Então vamos lá! Recicle e se ajude!
Obrigada,
Ana Clara e Bruna  
Projeto Peace in Nature!

Um comentário:

Anônimo disse...

quem escreveu isso,caraca erro muita palavra deve te repitido em port. porque na boa nossa mãe eihn

Pesquise no Blog